segunda-feira, 4 de junho de 2007

Construindo modelos de átomo

Vejam as fotos dos lindos trabalhos sobre átomos desenvolvidos com os alunos orientados pelos professores de ciências, Antônio e Margareth.

Exemplo do trabalho que os alunos realizaram:
Construindo o modelo de átomo de hidrogênio

Material:
* 1 bola de isopor de 4cm de diâmetro;
* 7 bolinhas de isopor de 2cm de diâmetro;
* arame nº 18;
* alicate;
* barbante fino;
* tintas de cores diferentes;
* pincel



Átomo de Hidrogênio
Como Fazer:
1. Corte dois pedaços de arame de 12 cm de comprimento e dois de 25 cm. O pedaços maiores representarão as órbitas; os pedaços menores servirão para sustentar as órbitas. A bola maior de isopor representa o núcleo do átomo.
2. Atravessse a bola de isopor de 4 cm de diâmetro com os dois arames menores. Faça-os passar pelo centro da esfera, um perpendicular ao outro.
3. Para representar os elétrons das órbitas do átomo de nitrogênio, enfie duas bolinhas de isopor num dos arames maiores e cinco bolinhas do outro. Emende as pontas de cada arame, moldando a órbita em forma de elipse.
4. Prenda as órbitas nos suportes já enfiados na bola maior, amarrando-as com barbante. Com o alicate, dobre as extremidades dos arames que atravessam a bola central (núcleo) para facilitar a emenda com o barbante.
5. Escolha três cores de tinta para pintar o modelo. Aplique uma das cores à bola central, use outra cor para as duas bolinhas de uma das órbitas e, com a terceira cor, pinte as cinco bolinhas da outra órbita. Está pronto o modelo de átomo de nitrogênio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que falta mais dedicaçao dos professores,se as aulas se tornarem mais interessantes,mais criativas, automaticamente os alunos se tornarao mais motivados e com certeza o aprendizado acontecerá.Vamos lá professores o futuro depende da sua vontade.
ADMIRO MUITO ESSA PROFISSAO.

Anônimo disse...

acho q esse trabalho ficou ótimo inclusive irei fazer um igual ficou maravilhoso parabéns aos professores que motivaram essses alunos... também admiro muito tdo isso

Anônimo disse...

Só não entendi uma coisa, porque de hidrogenio se ele tem so um atomo?